fonte: CIPE

O Dr. Marcelo Torrente foi designado responsável pelos trabalhos de revisão da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), por decisão da Diretoria da CIPE, aprovada em reunião realizada dia 15 de agosto de 2015. Ele vai providenciar a revisão da tabela, em tudo que for relacionado à Cirurgia Pediátrica, após criterioso trabalho para identificar procedimentos que necessitam ser reavaliados.

As conclusões do trabalho do Dr. Marcelo Torrente serão apresentadas à Diretoria da CIPE para posterior encaminhamento à Associação Médica Brasileira (AMB), entidade que hierarquicamente é habilitada a reivindicar as alterações junto aos organismos competentes.

A Diretoria da CIPE aprovou o apoio da Associação à posição tomada pela AMB em relação ao Decreto 8497/2015, do Governo Federal, conhecido como Lei dos Mais Especialistas. O assunto é tema de pronunciamento oficial divulgado pela AMB, com diversas restrições e críticas ao que dispõe a nova legislação federal sobre a formação de especialistas na área médica.

A reunião da Diretoria da CIPE também aprovou o atendimento à solicitação da AMB referente à relação dos Centros de Aperfeiçoamento em Cirurgia Pediátrica credenciados pela própria entidade, e não pelo Conselho Nacional de Residência Médica (CNRM), do Ministério da Educação.

Atendendo a outra solicitação da AMB, a Diretoria da CIPE aprovou, sem restrições, o Programa de Residência em Área de Atuação em Emergência Pediátrica. E não aprovar o Programa de Residência em Medicina de Emergência com acesso direto, pois, no entender da Diretoria da CIPE, “como está posto, só se justifica tal programa como área de atuação da Clínica Médica”.